O período final do ano muitas vezes é sinônimo de pressão e correria, principalmente quando se está em tempos considerados de crise. Cobranças, metas, prazos apertados, exigências de clientes e agrados de última hora, além do estresse acumulado de um ano inteiro somado a preocupações sem fundamento em exibir uma postura de boa empresa e números de sucesso.
Com tudo isso, em algumas organizações pode parecer uma bobagem ou até mesmo um empecilho ter que se preocupar com confraternizações e lembranças para os funcionários. Um ato que, em certos casos, infelizmente fica para última hora e reduzido realizações genéricas.
É importante entender que as confraternizações de fim de ano são momentos de socialização entre colaboradores e são indispensáveis para a sua empresa. É necessário um preparo sincero, que ultrapasse a preocupação com a imagem empresarial.
Estas festividades afetam diretamente ao funcionamento de sua equipe, trazem reais benefícios para o grupo e impactam positivamente o seu negócio. Este assunto foi alvo do estudo Importância da Promoção de Eventos nas Empresas, publicado no Intercom. Nele, o objetivo dos eventos é definido como uma forma de “manter um excelente meio de comunicação aproximativa” e isso faz com que se possa ter melhor contato entre os públicos e reunir pessoas com diversas finalidades. Como, a exemplo disso, nas festividades e também na troca de informações e outras formas de uniões interpessoais. Conforme o artigo: “um evento não é só divertimento, é necessário cautela e compreensão e saber dividir os momentos certos, no caso de uma empresa, a finalidade de um evento na maioria das vezes não é de fazer festa e sim negócios.” Segundo o professor Gilberto Cavicchioli do núcleo de desenvolvimento de pessoas da ESPM, em uma entrevista da Revista Exame, os eventos de fim de ano funcionam como uma forma de reconhecimento coletivo. Esses eventos geram o sentimento de orgulho da empresa e representam uma forma de gerar networking, onde o funcionário pode se aproximar de um diretor ou outras pessoas que considerar importantes para o seu desenvolvimento. Para o professor, “puxões de orelha” devem passar longe das confraternizações, mas pode-se aproveitar para mostrar estratégias futuras, crescimento da empresa e festejar, é claro. Não há necessidade de algo luxuoso e sim, que seja pensado de maneira que faça sentido ao contexto da sua organização. Iniciativas simples, mas assertivas valem muito mais do que um evento chique que não tem nada a ver com os colaboradores. É possível buscar algumas referências e trazer algo criativo, sem sair do orçamento na hora de planejar a sua confraternização. Pode ser algo temático, ou então, algo mais voltado para a família, com brincadeiras para as crianças, ou alguma atração artística, por exemplo.
Com iniciativas como esta, é possível trazer uma sensação de recompensa pelo sucesso da empresa, proporcionar um momento de relaxamento, fortalecer conexões, trazer novas ideias, criar boas lembranças e sentimentos sobre a empresa, tudo isso promovendo maior motivação para os funcionários.
Esperamos que estas informações tenham ajudado você a entender melhor a importância das confraternizações e o caminho para um fim de ano mais positivo.
Durante as próximas ações procure lembrar dessas recomendações e boas festas!